quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ana C. - Extracampo

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Resumo:

Este artigo pretende flagrar Ana C. em extracampo documental, material, para fora do atrelamento ao biográfico, tantas vezes hipnotizador, articulado pela forma-eu de seus textos. Tem interesse em captar a “íntima velocidade” sinalizada por Herberto Helder, em Photomaton & vox (1977), livro contemporâneo do surgimento da autora carioca na cena poética e cultural dos 70’. Em algumas vertentes de intensidade datiloescópica, estenosônica, o estudo estende linhas de telefone/vozes teóricas cruzadas para reler a obsedante escrita matrix de nosso presente descontínuo.


Autor: Mauricio Salles Vasconcelos


MSV é carioca, radicado em SP desde 2005. Autor do romance Ela não fuma mais maconha (São Paulo: E, 2011), das microficções de Stereo (São Paulo: Ciência do Acidente, 2002) e do ensaio Rimbaud da América e outras iluminações (São Paulo: Estação Liberdade, 2000). Entre outros livros de poesia, publicou Ocidentes dum sentimental (Belo Horizonte: Orobó, 1998), recriação de “Ocidentes dum sentimental”, de Cesário Verde. Em 2001, dirigiu em Nova York, o vídeo Ocidentes, a partir do livro-poema. Realizou, também, no campo videográfico: Blanchot: Para onde vai a literatura? (2005) e Giro Noite Cinema – Guy Debord  (2011). Professor livre-docente da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP).


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