terça-feira, 10 de abril de 2012

O segredo em Ana C.

Para baixar o texto, clique aqui.

Resumo:


A presença da intimidade na poesia é um tema frequente em Ana Cristina Cesar. O artigo analisa alguns procedimentos de escrita em seus poemas, buscando entender como ela constrói e sustenta a sensação de segredo a partir da deformação dos gêneros íntimos, como o diário e a carta. O objetivo é encontrar alternativas à dicotomia verdade X ficção, confissão X fingimento, e compreender o salto poético que seus escritos dão de uma intimidade empírica para uma intimidade literária – nem por isto menos intrincada com a vida e o real.


Autora: Annita Costa Malufe



Pós-doutoranda na PUC-SP/Fapesp e doutora em Teoria Literária pela Unicamp, com o trabalho Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar (7Letras/ Fapesp, 2011). Publicou os livros de poemas: Fundos para dias de chuva (7Letras, 2004), Nesta cidade e abaixo de teus olhos (7Letras, 2007) e Como se caísse devagar (Ed,34 e Secretaria de Estado da Cultura de SP, 2008). É também autora do ensaio Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar (Annablume/ Fapesp, 2006).

3 comentários:

  1. Olá, já há uma programação de quais textos serão discutidos na seção da manhã e na seção da tarde? obrigada, Priscila

    ResponderExcluir
  2. Cara Priscila, estou confirmando com os organizadores e logo deixarei aqui essa informação.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Priscila,
    aí vai a programação:

    de manhã (9h), Michel debate com Maurício, Annita, Roberto;
    de tarde (14h), Italo debate com Alvaro, Viviana, Andrea.

    Até mais,
    Andréa

    ResponderExcluir